As cores nos ambientes são responsáveis não só pelo aspecto visual da casa, mas podem criar atmosferas agradáveis, transmitir sensações como aconchego, tranquilidade, energia ou sofisticação. E podem ser classificadas como cores quentes e frias. Ao combinar essas cores é importante encontrar um ponto de equilíbrio para não sobrecarregar o ambiente.


As cores quentes são o vermelho, laranja, amarelo, terra, bege, caramelo, mostarda e seus degradês, que transmitem sensações de calor, alegria, expansão e descontração. Já as cores frias são o azul, verde e violeta, e seus degradês, que são mais introspectivas e calmas.

Usar cores na decoração é basicamente começar com três ingredientes básicos: sensação, harmonia e equilíbrio. Se você combinar esses três elementos, o ambiente fica bonito, aconchegante e transmite exatamente a sensação que você quer.
Comece pela sensação que você quer transmitir
- Aconchego: tons quentes como o terra, bege, caramelo, e o mostarda. Tranquilidade: tons frios suaves como os azuis claros, verdes e o lavanda. Energia: tons quentes em cores vivas como o amarelo, laranja, o rosa vibrante, e o turquesa que é um tom frio.Sofisticação: tons neutros como o cinza, preto, marinho, e o vinho, com toques de outras cores.

Entre os tons quentes estão o terra, bege, caramelo, e o mostarda, que transmitem aconchego. Já as cores vivas como o amarelo, laranja, rosa vibrante, vermelho, laranja, que também são tons quentes que transmitem energia e estimulam conversas. São ótimas cores para salas de estar ou jantar.

O impacto emocional das cores
Em ambientes da sala de estar o objetivo é receber bem e criar aconchego com um toque moderno e transmitir uma energia suave, conversas interessantes e engajadas e criar um ponto focal. Ao escolher cores para um ambiente também é importante considerar a iluminação natural, o estilo desejado e a sensação que se quer transmitir e todos os tons quentes são interessantes.

Tranquilidade: tons frios – verdes, azuis claros, lavanda, e lilás: trazem calma, foco e frescor, e são ideais para quartos e escritórios. Paredes claras também são uma boa dica para ampliar o espaço e iluminar o ambiente, já as paredes escuras criam um ponto focal de destaque.

Cores frias ou neutras na parede ou cortinas são ótimas para quartos e cores secundárias são boas opções em tapetes, almofadas e nos acessórios em geral. Além da iluminação indireta com abajures ou fitas de LED, deixam o ambiente mais acolhedor.
Cores vibrantes e quentes na sala de estar ou jantar podem criar um ambiente alegre e convidativo, com a energia das cores vivas do amarelo, laranja, turquesa, rosa vibrante e suas variações. É interessante combinar cores vibrantes com tons neutros ou frios, para um visual mais equilibrado.

Combine as cores com as texturas e materiais, a cor não vem só da tinta das paredes, mas dos móveis de madeira, metais e tecidos, quadros e almofadas, que também trazem tonalidades e harmonia ao ambiente. Use cores fortes para criar destaques e efeitos visuais e cores claras para ampliar espaços e iluminar ambientes.

A Sofisticação dos tons neutros com toques de cor – Os tons neutros são o branco, bege, cinza e marrom claro ou tons terrosos, além dos preto, marinho e vinho, que conseguem combinar com diferentes outras tonalidades. Usando tons neutros em sofás, paredes e cortinas podemos abusar nas cores e nos tons das almofadas, quadros e outros acessórios.

As cores Neutras criam uma base versátil e combinam com qualquer estilo, em qualquer ambiente, deixando espaço para outras combinações de cores. Escolhendo a paleta de cores podemos ter diversas combinações de cores no ambiente que podem ser combinações Monocromáticas, Análogas, ou Complementares.


Use tons monocromáticos que são os degradês da mesma cor e que transmitem elegância e harmonia. Ou use tons análogos que são as cores próximas e laterais no círculo cromático, que tornam o ambiente suave e coeso. Ao usar tons complementares estará criando contrastes vibrantes que são as cores opostas no círculo cromático, como por exemplo usar o azul com o laranja.

Use cores para criar os efeitos visuais desejados e criar combinações ao seu gosto, misturando cores opostas no círculo cromático, criando contrastes vibrantes ou degradês de tons mais fortes ou de tons suaves. Tudo depende do gosto de cada um e que façam as pessoas se sentirem em casa. O importante e que cada pessoa transforme a sua casa em um lar gostoso e aconchegante.

A psicologia das cores é um estudo de como as cores podem influenciar o humor, os sentimentos e o comportamento das pessoas na sua vida diária, afetando a percepção do ambiente. O Vermelho está associado à paixão e energia. O Azul está associado à calma, confiança e segurança. O Amarelo está associado à alegria, otimismo e energia, Verde está associado à saúde, equilíbrio, e crescimento. As cores podem trazer vida a um ambiente monótono.