Artesanatos com palitos de picolé são uma boa maneira de despertar a criatividade e a inovação, tanto para adultos como para crianças e adolescentes, e podem juntar mães e filhos se distraindo com a mesma atividade.

Também pode ser um bom exercício para as aulas de Artes nas escolas e as crianças podem até fazer algumas peças para presentear seus familiares. As crianças podem criar objetos de decoração para o próprio quarto, como: quadrinhos, porta-lápis, bonequinhos e bichinhos entre outros projetos criativos.

A maioria das pessoas joga os palitinhos de sorvete no lixo, e nem sabe que eles podem se transformar em objetos incríveis. Os palitinhos também são muito baratos e facilmente encontrados em papelarias e lojas de artesanato.

Com apenas alguns palitos de picolé comuns, tintas, cola, feltros, papel, papelão, materiais de decoração, glitter, miçangas, etc., entre outros, dependendo do projeto, podemos fazer peças bonitas e criativas.

Antes de iniciar os projetos com palitos de picolé, é importante lavar bem as mãos com água e sabão para evitar que qualquer sujeira e óleo passe para o palito e dificulte a adesão da cola e da tinta. Outra dica é importante é procurar sempre por palitos uniformes, sem rachaduras e relevos.

O interessante dos artesanatos com palito de picolé é o fato de poder confeccioná-los com as crianças despertando a criatividade e porque também é fácil e rápido de fazer. Podem dar vida a diversos objetos, basta ter criatividade e coloca-la em prática.

A maioria das peças são fáceis de fazer, e as crianças vão ficar orgulhosas de terem as peças que fizeram decorando o próprio quarto. E também demonstrar a importância da reciclagem e de cuidar do meio ambiente e a responsabilidade ecológica. E para os adultos, promover o bem-estar e o prazer dos trabalhos manuais.